O planejamento estratégico é um esboço do caminho que a empresa deve seguir com uma série de ações estratégicas. As quais devem ser desempenhadas por cada setor da empresa. Para que eles então, possa cumprir a sua missão e alcançar a sua visão de futuro.
Um planejamento estratégico é capaz de definir os objetivos de uma empresa e criar caminhos práticos para alcançá-los. Sendo assim, é uma ação fundamental para que o negócio gere valor para os clientes, funcionários e os stakeholders.
Esse plano ainda deve ser capaz de aumentar a produtividade da empresa. Além de, aumentar a capacidade dos colaboradores, melhorar a saúde financeira e gerar maior margem lucrativa. Organizando processos internos, de equipes e gestores.
Outra característica importante de um planejamento estratégico é a sua capacidade de gerar uma previsão de resultados. Ou seja, com ele é possível prevenir crises e ter de antemão um panorama do futuro da empresa.
O Planejamento Estratégico pode ser geral (para a empresa toda) ou pode variar de acordo com as áreas. Sendo assim, uma empresa pode ter: Planejamento estratégico Financeiro, Planejamento Estratégico de Marketing, Planejamento estratégico de Vendas, dentre outros.