13 out
principal_tec02

COMPARTILHE

Coopttec Responde – A Tecnologia no panorama atual

Coopttec Responde é uma das novidades presentes em nosso novo site. Nesta editoria, nossos cooperados e colaboradores responderão questões pertinentes ao mercado de suas respectivas áreas de atuação. Fique à vontade para nos enviar suas dúvidas, faremos o possível para responde-las o mais rápido possível.

 

A tecnologia pode atuar como vilã e como herói na preservação e manutenção do meio ambiente.  A geração do e-lixo, ou resíduo gerado através de eletroeletrônicos obsoletos ou defeituosos, tem se tornado um problema cada vez maior em todo o mundo, principalmente pela contaminação que esse tipo de material causa ao meio ambiente se descartados de forma incorreta. Quais soluções a Coopttec Tecnologia utiliza para minimizar ou neutralizar o impacto causado por esses resíduos no meio ambiente?

 

A Coopttec Tecnologia juntamente à Coopttec Meio Ambiente realiza estudos e desenvolve atividades visando aplicar conceitos sustentáveis tanto nas atividades do cotidiano da cooperativa quanto na realização de serviços para nossos clientes em relação aos resíduos eletroeletrônicos. Com a implantação da Unidade de Reciclagem de materiais no 7Coop, uma das etapas futuras é a reciclagem desse tipo de resíduo também. Assim, poderemos realizar serviços e contribuir de forma mais efetiva para a geração de trabalho e renda para a comunidade local e minimizar o impacto no meio ambiente.

 

Quais são os maiores obstáculos para a implementação de tecnologia para geração de energia limpa/renovável?

 

Os dois principais são: custo de importação de equipamentos e demora no retorno do investimento. O custo de importação dos equipamentos ainda é altíssimo devido à carga tributária. Algumas iniciativas de produção estão sendo trabalhadas no Brasil, mas ainda possuem pequena escala ou não possuem eficiência como os equipamentos importados. Além disso, o retorno do investimento ainda é demorado, se considerarmos que em média 06-08 anos para tanto, isso acaba dificultando a implantação.

 

A legislação ambiental e a carga tributária vigentes favorecem o uso de fontes de energia limpa?

 

Não. Apesar de termos diversas leis ambientais, ainda promovem de forma muito incipiente a utilização de materiais recicláveis. Atualmente, praticamente todo material reciclável ainda é tributado novamente como se fosse material novo.

 

Que tipo de sistema de energia limpa a Coopttec Tecnologia oferece?

 

A Coopttec Tecnologia oferta ao mercado energia fotovoltaica e energia eólica. A fotovoltaica transforma a energia solar em energia elétrica podendo movimentar praticamente qualquer equipamento, dependendo da quantidade de geração. A eólica transforma a energia dos ventos e energia elétrica.

 

A destinação correta de resíduos, a reciclagem e o upcycling podem ser considerados tecnologias sustentáveis?

 

Sim. Toda e qualquer forma que possa minimizar o impacto ambiental podemos considerar como tecnologias sustentáveis.

 

 

A Coopttec Tecnologia e Coopttec Meio Ambiente trabalham de maneira complementar. Qual a tecnologia utilizada no programa Carbono Neutro Coopttec?

 

A tecnologia utilizada no Carbono Neutro Coopttec acontece através da neutralização de carbono emitido por eventos e/ou empresas com o plantio de árvores de espécies nativas. As árvores com o tempo irão absorvendo o dióxido de carbono emitido por essas atividades e minimizando o impacto dos mesmos no clima. Apesar de ser uma absorção de médio a longo prazo, as árvores são mantidas intactas e passam a compor a reserva florestal de onde forem plantadas, não podendo ser derrubadas.

 

Participação: Everaldo Guasti.

COMPARTILHE

← ANTERIOR

A Era Solar – Nova Economia de Energia

PRÓXIMO →

Coopttec Tecnologia desenvolve software para melhoria de processos no Programa Agromais – Coopttec Agronegócios.

Deixe seu comentário

Coopttec Tecnologia

Coopttec Tecnologia