28 out
principal_gest02

COMPARTILHE

Coopttec Responde – Desafios da Gestão Institucional

Coopttec responde: é uma das novidades presentes em nosso novo site. Nesta editoria, nossos cooperados e colaboradores responderão questões pertinentes ao mercado de suas respectivas áreas de atuação. Fique à vontade para nos enviar suas dúvidas, faremos o possível para responde-las o quanto antes.

 

Gerir sua empresa de forma correta e lucrativa é o objetivo de todo empreendedor. Alguns fatores podem dificultar ou impossibilitar o bom andamento dos empreendimentos e, em muitos casos, o maior obstáculo é a falta de conhecimento ou método para conduzir corretamente o negócio num mercado cada vez mais exigente. A Coopttec Gestão atua diretamente na melhoria da forma de gerir as corporações, quais as técnicas/métodos oferecidos?

Quando falamos de gestão, podemos direcionar para várias vertentes como: Gestão de pessoas, gestão de processos, gestão por competência, tudo depende do demandado.

A Coopttec faz um levantamento da realidade de cada instituição e, com conhecimentos técnicos, desenvolve a metodologia de acordo com o que é demandado pelo cliente e, via de regra, o primeiro e mais importante método de trabalho é o Levantamento de informações da empresa buscando informações do produto e seu funcionamento, qual a necessidade e o ponto a ser trabalhado.

 

Geralmente, quanto tempo depois de aplicados os métodos propostos pela Coopttec Gestão é possível perceber uma melhora considerável?

Depende de cada instituição e principalmente do comprometimento do gestor responsável, que precisa entender a importância de colocar em pratica as orientações propostas. Em algumas instituições, o resultado é notório de imediato e já nas primeiras orientações, o líder precisa socializar com sua equipe a importância das mudanças. Com o comprometimento da equipe, todo o processo se torna mais fácil e rápido.

 

Os gestores se mostram muito resistentes à mudanças e novas técnicas de gestão?

Toda mudança gera medo, o novo incomoda, a resistência a mudança é normal pois impacta diretamente nos processos e na rotina da empresa, porém, é necessário mudar e descobrir novos caminhos e processos para evoluir com o tempo e com a concorrência. No mercado de hoje, quem não acompanha os avanços tecnológicos fica para traz e perde mercado.

 

Quais são os indicadores de uma gestão não assertiva?

Equipe desmotivada, retrabalho, falta de informação e conhecimento dos processos, fragilidade e vulnerabilidade na tomada de decisão. Exercer a assertividade não é uma tarefa fácil. Como disse Albert Einstein: “existem coisas que contam e não podem ser contadas, e coisas que são contadas mas não contam”. A assertividade está ligada a poder e Influência no processo de percepção humana.

Os gestores precisam saber adequar-se às inovações do mercado e estarem abertos para o diálogo com os colegas de trabalho, mesmo que esses sejam pessoas que tenham convicções e crenças diferenciadas daquelas que ele considera as mais corretas.

 

A consultoria em gestão precisa estar atrelada a algum outro fator ou técnica para que seja eficaz?

A consultoria em gestão é bastante ampla. Quando falamos de consultoria nos referimos a um procedimento que envolve várias técnicas, dentre elas: Trabalho em equipe, gestão de processos, inovação e várias outras. É necessário ter conhecimento e visão de um todo, o que acontece muitas vezes é que os gestores acreditam que conduzir bem o negócio está ligado apenas a situação financeira da empresa, mas a boa gestão vai muito além de lucratividade.

 

Jamilson Palmeira Machado – Diretor da Coopttec Gestão.

COMPARTILHE

← ANTERIOR

Consultoria em Gestão de Pessoas

PRÓXIMO →

Reunião para Plano de Desenvolvimento Sustentável

Deixe seu comentário

Coopttec Gestão

Coopttec Gestão